Tratamento fisioterapêutico para dor cervical / cervicalgia

 

Tratamento fisioterapêutico para dor cervical / cervicalgia

Fisioterapia passiva, que envolve tratamentos sendo aplicados sem esforço do paciente. Vários métodos de tratamento estão disponíveis, como aplicação de compressas de gelo, terapia de calor, liberação miofascial, terapia manual, ultrassom, eletroterapia e outros. O objetivo da fisioterapia passiva é ajudar a reduzir a dor e o inchaço.

Fisioterapia ativa, que envolve o paciente movendo seu próprio corpo através de exercícios e alongamentos. Ao melhorar a força e a flexibilidade do pescoço, esses músculos podem se tornar menos dolorosos e mais capazes de manter uma boa postura, o que reduz o estresse na coluna cervical.

A fase inicial da fisioterapia para dor no pescoço pode envolver tratamentos mais passivos, mas é provável que mais e mais tratamentos ativos sejam incorporados com o passar do tempo.

Quando aplicados como parte de um programa de fisioterapia para dores no pescoço, tratamentos passivos são usados para ajudar a reduzir a dor e / ou rigidez. Em teoria, quando a dor e a rigidez são reduzidas, os exercícios para o pescoço podem ser mais eficazes.

Tipos de Fisioterapia Passiva

  • Terapia Manual:

Inclui técnicas de mobilização e manipulação articular além de massagem do tecido conectivo. Através de seu uso conseguimos tratar a dor e diminuir a restrição de movimentos causada pela patologia.

  • Terapia com gelo e / ou calor:

Bolsa de gelo ou frio podem ser aplicados para ajudar a reduzir a dor e o inchaço. Bolsa de calor podem ser aplicados para aumentar o fluxo sanguíneo e relaxar os músculos rígidos. Em alguns casos, a terapia de calor e frio pode ser alternada, dependendo da lesão.

  • A liberação miofascial:

É um procedimento que visa amenizar as dores musculares causadas por tensão. Por meio de pressão sobre o local da dor, realizada manualmente, com o aporte de rolos, com a pistola massageadora; a terapia previne lesões e contribui para o tratamento de graves patologias musculoesqueléticas.

  • Eletroterapia:

Essa terapia usa um dispositivo para enviar uma corrente elétrica leve através de fios para a área lesionada. Existem vários tipos de eletroterapia para diferentes fins, como alterar os sinais de dor, estimular contrações musculares, promover a cicatrização dos tecidos e enviar remédios para alívio da dor através da pele (iontoforese). O tipo mais comum de eletroterapia para dor no pescoço é a estimulação elétrica transcutânea do nervo (TENS), que envia pulsos elétricos para os nervos sensoriais abaixo da pele com o objetivo de alterar as sensações da dor para uma sensação mais tolerável.

  • Ultrassom:

É aplicado na área dolorida ou inchada com o gel e, em seguida, um dispositivo portátil é esfregado suavemente contra a pele enquanto envia ondas sonoras de alta energia sob a superfície e para os tecidos. As modalidades que funcionam melhor para um paciente podem depender de uma variedade de fatores, como tipo de lesão, níveis de dor e preferência pessoal.

Tipos de fisioterapia ativa

Inúmeros alongamentos e exercícios podem ser prescritos para treinar os músculos que se ligam diretamente à coluna cervical. O exemplo mais comum de exercício básico é a retração cervical:

  • Fortalecimento do “power house” (centro de força):

Se a fisioterapia for recomendada para melhorar a força e o funcionamento da coluna cervical, fortalecer os músculos do tronco são necessários para o tratamento. Além disso, todos esses grupos musculares trabalham juntos para apoiar a coluna e contribuir para melhorar a postura.

  • Atividade aeróbica:

Esse tipo de exercício eleva o fluxo sanguíneo e os níveis respiratórios, pois o coração e os pulmões trabalham mais durante a duração do treino. Alguns exemplos comuns de atividades aeróbicas de baixo impacto, que não empurram a coluna, incluem andar de bicicleta em uma bicicleta ereta ou reclinada, nadar usando uma máscara e snorkel para eliminar a rotação do pescoço e caminhar rapidamente.

  • Exercício aquático:

Alguns exercícios podem ser realizados em uma piscina. A flutuabilidade da água pode ajudar a aliviar a pressão da coluna, enquanto ainda permite que os músculos trabalhem. Se a dor no pescoço for intensa ou acompanhada de dores nos ombros e / ou nas costas, o exercício aquático pode ser recomendado.

Esses tipos de fisioterapia ativa, bem como outras, podem ser combinados ou usados em diferentes fases do plano de tratamento, dependendo dos objetivos específicos da terapia do paciente.

Prevenção e orientações para auxiliar no tratamento

A maioria das dores no pescoço está associada a uma má postura , o desgaste relacionado à idade combinada com o sedentarismo. Algumas mudanças simples em sua rotina diária podem ajudar.

  • Cuide da sua postura:

– Faça pausas frequentes:  Se você viaja longas distâncias ou trabalha longas horas no computador, levante-se, mova-se e estique o pescoço e os ombros.

– Ajuste sua mesa, cadeira e computador para que o monitor fique ao nível dos olhos. Os joelhos devem estar um pouco mais baixos que os quadris. Use os braços da sua cadeira.

– Evite colocar o telefone entre a orelha e o ombro ao conversar. Use um fone de ouvido ou viva-voz.

– Se você fuma, desista. Fumar pode colocá-lo em maior risco de desenvolver dor no pescoço.

– Evite carregar malas pesadas com tiras sobre o ombro. O peso pode esticar seu pescoço.

– Durma em uma boa posição. O travesseiro deve apoiar a curva lateral do pescoço enquanto sustenta a cabeça, pescoço e coluna, que deve ficar alinhada. Para quem dorme de costas, o travesseiro deve apoiar a curva lateral do pescoço, preservando-o durante a noite enquanto sustenta cabeça, pescoço e ombros.

Se inscreva no nosso canal do youtube: ” High Performance Fisio & Pilates ” e acesse nosso vídeo:

Considerações finais:

Exercícios contínuos após o término da fisioterapia. Sempre que um programa de fisioterapia envolve a construção de força e mobilidade em qualquer área do corpo, como o pescoço, geralmente é necessário continuar algum tipo de programa de manutenção praticando alguma atividade física como por exemplo pilates, musculação ou mesmo continuar um programa de exercícios em casa após a alta fisioterapêutica. Exercícios em casa e mudanças no estilo de vida são essenciais para impedir que a dor volte.

Quando aplicados como parte de um programa de fisioterapia para dores no pescoço, tratamentos passivos são usados para ajudar a reduzir a dor e / ou rigidez. Quando a dor e a rigidez são reduzidas, os exercícios de fortalecimento são avançados progressivamente.

Embora a fisioterapia passiva possa parecer reconfortante ou trazer alívio temporário, na maioria dos casos, o foco da fisioterapia para dores no pescoço deve, eventualmente, se concentrar no fortalecimento e no alongamento do pescoço. A realização de fisioterapia mais passiva no lugar da fisioterapia ativa pode atrasar a recuperação.

Ao tratar a dor no pescoço, o foco principal da fisioterapia é melhorar a força e a flexibilidade do pescoço. Esses objetivos são melhor alcançados por meio de exercícios ativos projetados para trabalhar o pescoço e os músculos circundantes, aumentando gradualmente a carga de trabalho ao longo do tempo. O tipo e a quantidade de exercícios podem variar e, às vezes, exercícios são incluídos para trabalhar também em outras áreas do corpo.

Referencias Bibligráficas:

A Randomized Clinical Trial of Exercise and Spinal Manipulation for Patients With Chronic Neck PainBronfort, Gert, DC, PhD,*; Evans, Roni, DC,*; Nelson, Brian, MD,†; Aker, Peter D., DC, MSc,‡; Goldsmith, Charles H., PhD; Vernon, Howard, DCSpine: April 2001 – Volume 26 – Issue 7 – p 788-797

Specific stabilisation exercise for spinal and pelvic pain: A systematic review Author links open overlay panel Paulo H.Ferreira12Manuela L.Ferreira13Christopher G.Maher14Robert D.Herbert14KathrynRefshauge1 Australian Journal of Physiotherapy Volume 52, Issue 2, 2006, Pages 79-88

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *