Osteoartrose de Joelho

Osteoartrose de joelho

Segundo a OMS a Osteoartrose, também conhecida como artrose é a doença mais prevalente na população mundial. Por ser uma doença de caráter inflamatório e principalmente, degenerativo, é natural que com o passar do tempo, qualquer pessoa venha a desenvolver algum nível de artrose.

Estima-se que 30% das pessoas irão apresentar algum nível de artrose aos 65 anos, e esse número sobe para até 80% aos 75 anos.

Mas, afinal o que é a osteoartrose?

É uma doença de caráter inflamatório e degenerativo que provoca a destruição da cartilagem articular que reveste os ossos, levando a uma deformidade da articulação, além de causar dor e limitar as atividades diárias, quando mais avançada.

A articulação do joelho é uma das mais afetadas em virtude de sua capacidade de suportar peso, assim como a coluna vertebral e os quadris.

Considerada crônica é possível desacelerar sua progressão e, com algumas adaptações, viver sem sintomas da doença e com uma vida ativa.

Fatores de risco para artrose de joelho:

• Hereditariedade

• Obesidade

• Tabagismo

• Cirurgia prévia

• Desvios de eixo: Geno vago e varo

• Doenças articulares

• Fraturas

• Atletas de alto rendimento

• Prática de esporte ou exercícios com um gesto esportivo sem uma boa execução

Sintomas

O sintoma mais comum e que, geralmente aparece primeiro é a dor. Porém, encontramos comumente rigidez articular matinal, inchaço na região, dificuldade de executar atividades que exijam descarregar mais peso na perna acometida, sendo comum o paciente proteger o membro, podendo chegar a mancar.

-Importante realizar o controle do peso corporal;

– Manter uma alimentação saudável;

– Prática de atividade física moderada e, sempre que possível, supervisionada;

– Realizar exercícios de fortalecimento muscular;

-Realizar a reabilitação completa em casos de cirurgias, fraturas ou outras lesões no joelho e seguir as recomendações do fisioterapeuta para as atividades pós alta do tratamento.

Diagnóstico

Os sintomas e sinais, associados a radiografia simples da articulação, são suficientes para fechar o diagnóstico.

Há diferentes tipos de artrose. Ela pode ser monocompartimental (ou seja, em apenas uma porção da articulação) ou multicompartimental (onde mais locais da articulação apresentam degeneração).

Tratamento

Quando identificado o caso de osteoartrose, é imprescindível a avaliação do fisioterapeuta para verificar qual o grau de comprometimento articular e como o paciente se apresenta. Também são considerados fatores como idade e grau de atividade física do paciente.

Fisioterapia

A fisioterapia tem papel fundamental no tratamento da artrose de joelho. Atuamos de maneira a diminuir a dor e o edema, inserir fortalecimento muscular protegendo a articulação evitando dor, treinamos e adaptamos as principais atividades do dia a dia como: sentar e levantar, subir e descer escadas, o próprio jeito de andar (caso necessite alguma correção) e a atividade física ou esportiva.

Estudos mostram que nos pacientes com Osteoartrose de joelho é necessário um aumento de 40% da força do músculo quadríceps para melhorar dor e função. Porém, isso deve ser feito considerando os aspectos individuais de cada paciente. Também deve-se fortalecer a musculatura do abdômen, glúteos e panturrilha, essencialmente.

É possível desacelerar a progressão da doença com a fisioterapia especializada e individualizada e até evitar a necessidade de um procedimento cirúrgico.

Tratamento médico

O tratamento médico, pode ser realizado em conjunto com o tratamento fisioterapêutico. Nesse caso o ortopedista pode indicar técnicas de infiltração articular com ácido hialurônico, que auxilia na desaceleração da doença. Também podem ser indicadas cirurgias para limpeza articular (artroscopia), correção do desvio de eixo (osteotomias) e, em casos mais avançados e com falha do tratamento conservador a colocação de prótese de substituição articular.

Independente da escolha feita pelo ortopedista, esta sempre deverá ser associada à reabilitação.

0 respostas